O nome ARCA deriva das iniciais do fundador Armando Cavallini, nascido em 1932, ainda presente na empresa, sempre contribuindo significativamente para a história do aquecimento em Itália, tendo iniciado atividades no sector em 1951.
Em 1990, nasceu a ARCA, uma empresa familiar de propriedade da Família Cavallini.  A ARCA em quase 30 anos, tornou-se uma empresa líder em Itália na produção de caldeiras a combustível sólido com gaseificação com uma participação no mercado estimada acima dos 20%.

No segmento das caldeiras de aço, em grande escala, a gás e a gasóleo, a amplitude da gama permite satisfazer qualquer aplicação.
A produção de caldeiras murais a gás, desde 1993 possui características absolutas de singularidade nas escolhas técnicas adotadas, muitas vezes em grande descontinuidade de todos os concorrentes, favorecendo o desempenho cíclico dos produtos, inclusivamente o rendimento instantâneo com a finalidade de alcançar uma real economia no consumo de gás.

Os produtos da empresa são vendidos na Europa, Ásia, China, Rússia e América Latina, com inúmeras marcas e nomes reservados para clientes OEM.
A ARCA possui inúmeras patentes industriais para a produção de caldeiras específicas para sistemas mistos (radiadores, piso radiante) a duas temperaturas diferenciados (modelos SUN) com integração solar e para a produção de parte de componentes como a válvula hidráulica de três vias.
No setor de caldeiras de biomassa a ARCA foi o primeiro construtor (em 1993) a produzir uma caldeira de sucção e o primeiro fabricante europeu a desenvolver uma caldeira a peletes (em 2001) fabricando um queimador de pelete aspirado (patenteado em 2002).

A ARCA desenvolve-se graças às referências dos próprios clientes, que com sua “boca a boca” permitem a difusão do produto no mercado, garantindo o desenvolvimento progressivo da empresa.  A qualidade dos produtos e a centralidade do cliente são os únicos impulsionadores na continuidade dos negócios.

A Evolução Tecnológica das Caldeiras a Biomassa

A ARCA CALDAIE é de longe a empresa líder do mercado Europeu em termos de gama da oferta de produtos.
Basicamente, para cada cliente específico, foi necessário executar um modelo de caldeira produzido em várias potências, dividido por famílias.  De facto, a nossa oferta é baseada em 1741 modelos de caldeiras de biomassa divididas em 12 famílias de produtos. Para ajudar o cliente a escolher o modelo mais adequado às suas necessidades, indicamos abaixo as características de vários modelos e as necessidades atendidas para cada um deles.

A desinformação técnica que caracteriza o mercado requer algumas informações técnicas importantes.

Existe uma crença generalizada no setor de que as caldeiras de biomassa (especialmente lenha) não devem ser modulares, mas sempre acompanhadas por volumosas acumulações de inércia, ignorando o facto de que são acumulados envolvendo perdas de calor significativas e consequentes aumentos no consumo.  É também estranha, bem como uma crença infundada, que uma caldeira de tubo de fumos, representa uma solução de permutador tecnologicamente avançado.

Somos de opinião oposta, pela razão que uma caldeira a biomassa com tubo de fumos é a pior solução técnica possível devido à formação de alcatrão e de condensação nas paredes. A consequência adicional é que para corrigir esse defeito grave, destacado na transição da operação ligado e desligado, procuram dispositivos técnicos que possam pelo menos limitar o fenómeno.

As nossas vantagens técnicas:

1- Construção tipo lareira seca, para que possam modular energia sem risco de deposição de alcatrão;
2- Combinadas com um queimador de peletes equipado com regulação do ar primário e secundário;
3- Não necessitam de uma sonda lambda, mesmo que a tenham como opção;
4- Não sofrem na transição, porque o permutador é a seco e tem um controlador de temperatura dos fumos como as caldeiras a gás;
5- Não necessitam de baforadas volumosas, cujas dispersões reduzem o rendimento do sistema;
6- Grande e eficaz capacidade de armazenar as cinzas de uma semana;
7- Sem necessidade de sem-fim para extração de cinzas;
8- Não necessitam de sistemas de limpeza com tubos automáticos, pela simples razão de que não havendo tubagens não se sujam;
9- Pontualidade do serviço pós-venda e modularidade dos produtos são fatores igualmente decisivos para o sucesso.

ASPIRO

Lenha

O painel eletrónico que também pode gerenciar a fonte solar, com lareira em chapa de aço de 8 mm (Garantia de 3 anos), e as outras vantagens indicadas no catálogo, fazem com que seja um produto com o máximo conforto de utilização.
É de longe o produto mais popular do mercado.
O cliente deve ser informado de que a qualquer momento após a compra, pode aplicar o queimador a pelete na sua caldeira e transformá-la em DUO TECH, ou colocar-lhe um queimador na parte superior e transformá-la em COMBI (gás-diesel), como produtos Arca, elas são os únicos modulares no mercado.

ASPIRO COMBI

Lenha / Diésel Multi Combustível

Caldeira a lenha / diesel multi-combustível configurada com uma caldeira a lenha certificada 4 estrelas com uma caldeira a diesel/gás, de condensação sobreposta. Caldeiras separadas e lareiras independentes. O fornecimento inclui a caldeira de condensação com queimador relativo e a caldeira de madeira subjacente. Controle eletrónico.
Funcionamento só a lenha – ou só a diesel/gás, com passagem automática para diesel/gás, no final da carga de madeira.
O dimensionamento do depósito é, portanto, a critério do projetista. Volume recomendado 500 – 750 lit.

ASPIRO MONOMATIC

Lenha

Apenas versão de aquecimento R.
Versão SA com produção de água quente sanitária.
Caldeira a lenha, em aço para aquecimento. Funcionamento com gaseificação de combustível e chama vertical invertida. Alimentação aspirada com ventilador central na aspiração. Funcionamento modulante anti condensação e anti alcatrão. Revestimento completo. Motor de eixo horizontal.

ASPIRO INOX

Lenha

Tem todas as características da Aspiro com a variante da lareira ser em chapa de aço inoxidável de 5mm.
A garantia da lareira, neste caso, é de 10 anos e, não de 3 anos como nas caldeiras em aço normal de 8mm.
Recomendado para todos os clientes que usem lenha não muito temperada e em áreas onde há muito aquífero sulfuroso, ou onde a madeira é particularmente rica em Ácido Acético.
Tendo em conta os problemas de corrosão encontrados noutros modelos de gaseificação disponíveis no mercado, o aço inoxidável é um tópico muito apreciado pelo utilizador final com o objetivo de confiabilidade e longa vida útil da caldeira.

Gama REGOVANT

Lenha

Todos os modelos REGOVANT diferem dos modelos ASPIRO, por possuir a porta de isolamento frontal e especialmente por o motor posicionado na traseira e verticalmente (a ASPIRO está no eixo horizontal). Este aspeto faz da REGOVENT a caldeira mais silenciosa e confortável do mercado. O produto encaixa-se no mercado de ponta normalmente ocupado por marcas estrangeiras, alemães e austríacos em particular. Mais nenhum fabricante se pode orgulhar da solução do ventilador aspirado
axial vertical.

Como se sabe, o eixo horizontal é aspirado e deve ter no mínimo uma indicação dada pelo peso do ventilador que cause o mínimo ruído no ambiente. Graças ao posicionamento vertical da cambota, é possível aumentar o seu comprimento e isso permite operar as temperaturas mais baixas, para o máximo proveito dos rolamentos de apoio.

LPA Duomatic

Peletes e Lenha

É o produto que combina a utilização de lenha com o uso de peletes com a mudança automática de combustível.
É ideal para o cliente que utiliza lenha e peletes de maneira adequada alternadamente e diariamente.
É adequado para o cliente que normalmente utiliza lenha e deseja que a caldeira se mantenha acesa, mesmo que não a carregue regularmente (por exemplo, à noite), ocorre a ignição do sedimento (pelete) garantindo o funcionamento do aquecimento.
Em comparação com o DUO TECH, deve-se notar que a capacidade de volume de cinza é menor. A limpeza com remoção de cinzas deve ocorrer a cada 150 – 200 kg de peletes queimados.
Portanto, recomendamos:
DUO TECH para quem usa lenha durante meses e depois decide utilizar peletes.
LPA DUO MATIC para quem pretende alternar lenha com peletes todos os dias, ou para quem tem lenha com facilidade e a utiliza frequentemente e por conveniência terá o pelete como socorro.

ASPIRO MONOMATIC

Lenha

Caldeira em aço para aquecimento a lenha. Funcionamento com gaseificação de combustível e chama vertical invertida. Alimentação aspirada com ventilação central de sucção. Funcionamento modulante anti condensação e anti alcatrão. Revestimento completo. Motor de eixo horizontal. Com permutador a seco situado na parte traseira, alto desempenho adequado para posteriormente ser transformada em LPA com a aplicação de queimador de peletes e também é adequada para se transformar em TRIOMATIC com a possível aplicação do queimador/caldeira a gás ou gasóleo.

ASPIRO MONOMATIC 34 CT

Caldeira Modular

A caldeira foi concebida para poder executar várias funções com base na configuração da mesma. O utilizador tem o direito de usar a caldeira em operação somente com peletes, alternando pelete / lenha manualmente, ou alternando automaticamente lenha / pelete.
A caldeira está equipada com um painel de controle eletrónico que permite selecionar a operação lenha / pelete automática, ou apenas lenha ou apenas peletes. O preço não inclui depósito nem a cóclea (transportador de pelete).
Quando a caldeira é vendida com a certificação necessária para a CONTA TÉRMICA, a configuração da funcionalidade apenas está definida para peletes.

GRANOLA AUTOMÁTICA

Peletes

É a caldeira com a maior eficiência cíclica do mercado. O seu queimador patenteado permite a calibração do ar primário e secundário como um queimador de óleo e ou gás.
A função de aspiração permite ter a câmara de combustão sempre em depressão, portanto, mesmo em caso de desgaste das vedações, não há risco dos fumos escaparem para a sala da caldeira. É importante que apenas peletes de madeira natural sejam utilizados. Não funciona com milho. Também pode funcionar bem com outros combustíveis granulares secos, por exemplo, caroços de azeitona, vários caroços secos do gênero, da amêndoa, de cascas de nozes, etc…
A GRANOLA AUTOMÁTICA é fornecida com 8 recipientes alternativos de peletes para garantir uma longa autonomia operacional.

GRA BVS

Peletes

É a caldeira a peletes com armazenamento sanitário embutido.
Ideal para instalações em moradias individuais. Minimiza a área ocupada, a caldeira é, portanto, ideal para centrais térmicas de pequena dimensão. Possui um depósito de armazenamento sanitário de 100 litros com capacidade de produzir água quente com acumulação de 150 litros porque a inércia térmica da água primária na qual está imersa garante uma reserva adicional.
Possui um permutador solar embutido para um painel solar para o período de verão. Evita qualquer risco de estagnação do painel solar porque a água técnica atua pelo volante de dispersão térmica no verão.

POLIMATIC

Peletes e Granulares Pobres

POLIMATIC é capaz de queimar combustíveis granulares pobres com um novo sistema patenteado de gaseificação assistida.
O queimador de peletes permite manter a temperatura de gaseificação também para combustíveis como amendoim, milho, Pks, amêndoa ou amendoim, com modesto poder calorífico.
Pode queimar lascas de madeira (estilha) com um sistema de alimentação combustível adequado. As vantagens económicas que o produto permite são materializarem mais de 50 Kw.

GRA - LT

Peletes - Diesel

Consiste numa caldeira GRANOLA a peletes em baixo e uma caldeira/queimador a Diesel ou Gás.
A funcionalidade permite que em caso de terminar o pelete partirá automáticamente para o Diesel ou Gás.
É o produto recomendado para o cliente que substitui uma caldeira a Diesel/Gás, e com a cisterna relativa deseja manter a opção do Diesel/Gás no futuro também, temendo problemas de oferta de peletes ou presumindo preços no futuro do Diesel/Gás muito baixo.

TRIOMATIC

Lenha - Peletes / Gasóleo - Gás

É uma caldeira LPA que também fornece a opção de Gasóleo/Gás.
Em essência, a caldeira começa com lenha, esta dá consentimento de arranque inicial ao sistema de pelete, uma vez que este termina, ele pode ativar a funcionalidade de Diesel/Gás. As funções podem ser geridas automática ou manualmente.

Caldeiras a Gás Condensação

Primeiro em condensação”.

Em Itália, a primeira caldeira de condensação pré-misturada com permutador de calor em aço inoxidável foi fabricada em San Giorgio, em Mantova em dezembro de 1993, na nossa fábrica, quando o termo condensação era basicamente desconhecido para o mercado.
A experiência adquirida nesses 25 anos de atividade, com as evoluções relacionadas, a tecnologia sugeriu que privilegiássemos a confiabilidade da caldeira antes de cada outro recurso. Com essa premissa, oferecemos aos clientes um produto com a tecnologia de permutador duplo caracterizado por alto desempenho cíclico, e acima de tudo muito confiável e robusto, com custos operacionais extremamente baixos graças à seleção cuidadosa dos componentes de alta qualidade utilizados.
Uma gama completa e articulada.
Modelos com permutador duplo, permutador pneumático de pré-mistura pneumática, permutador de calor único adaptável a gás de pré-mistura.
O advento dos novos regulamentos (Erp) impostos desde setembro de 2018 implica a cessação da produção de parte desses modelos (FC), manutenção de uma parte da linha com permutador duplo (FCX) e a expansão da gama com modelos de pré-mistura. A ocasião permite um novo design nessas versões com componentes de última geração cuja confiabilidade ao longo do tempo é melhorado graças a experiências e novas tecnologias.
Nesta base, os modelos Premix PN foram projetados (com controle pneumático) e os novos modelos Premix Fast MX.

O permutador primário de água e gás em aço inoxidável é a melhor solução para os sistemas pré-misturados por um percurso de tubo único capaz de limitar percas de pressão e altas percas hidráulicas. Garante uma funcionalidade ideal, mesmo na presença de uma instalação perfeitamente limpa, recomendada para novas instalações que fornecem a revisão completa de uma instalação hidráulica. Em sistemas antigos, é necessário manter escrupulosamente as normativas e os regulamentos, lavando todo o sistema.

A SOLUÇÃO COM PERMUTADOR DUPLO – ALTA FIABILIDADE
(equipa os modelos FCX)

A ECONOMICIDADE DA CONDENSAÇÃO ARCA
Ser capaz de dizer a um cliente que, quando ele tiver que substituir o seu permutador de condensação, conhecido como componente da caldeira sujeita a desgaste, gastará pouco mais de € 130, enquanto para a maioria das outras caldeiras do mercado o custo é superior a 700 €, é uma fonte de grande satisfação.

O motivo é dito de seguida: quase todas as caldeiras no mercado possuem apenas um permutador de condensação cujo custo é decididamente mais alto.
A ARCA teve a intuição simples, mas brilhante, de dividir o permutador em duas partes, uma de qualidade elevada e resistente a altas temperaturas mas não sujeita à utilização da outra enquanto utilizada, banhada pelos fumos ácidos da condensação  mas de custo decididamente controlada.
Apenas esta última “peça permutadora” está sujeita à substituição periódica, para os quais os custos de manutenção são programados, para o utilizador final eles serão drasticamente reduzidos.

As caldeiras de condensação de última geração, Pixel FCX, são livres de inércia térmica e oferecem o melhor desempenho cíclico sazonal. Uma caldeira de condensação ARCA com permutador duplo não requer pós-circulação, o pós-ventilação (com a consequente dissipação de calor) e o consumo anual pode ser reduzido em mais de 10%, em comparação com uma caldeira pré-misturada com um único permutador, perfeitamente limpo, recomendado para novas instalações que fornecem a revisão completa do sistema de canalização. Em sistemas antigos, é necessário manter escrupulosamente às disposições dos regulamentos lavando-os.
O principal permutador de água e gás em aço inoxidável é a melhor solução para sistemas pré-misturados por um percurso de mono tubo capaz de limitar quedas de pressão e altas descargas hidráulicas. Garante uma funcionalidade ideal, mesmo na presença de não-sistemas.

GRUPO HIDRÁULICO COM VÁLVULA DE TRÊS VIAS MOTORIZADA

(equipa os modelos MX)
A vantagem da válvula motorizada de três vias está na possibilidade do pré-aquecimento de água sanitária a gás em vez de resistência elétrica. Também para a função anti gelo as três vias elétricas permitem uma função preventiva eficaz. Além disso, a operação pode permitir o funcionamento da área sanitária, também com passagens muito reduzidas. O grupo está equipado com um permutador em aço inoxidável com passagens cruzadas, idêntico ao usado no grupo hidráulico de três vias.

WI-FI DE CONTROLO REMOTO UNIVERSAL

WiFi remoto universal com apenas comando de controlo remoto, ligar / desligar e controle de temperatura ambiente com programação semanal.

PIXEL MX PN

Caldeiras de Condensação de Parede Pneumática Pré-Misturada

Aquecimento e produção de água quente sanitária
Versões: INSTANTÂNEA COMBINADA e de EMBUTIR;
Pré-misturada: 12-20-25-30-35 kW;
Permutador único em aço inoxidável com alta passagem;
Permutador sanitário em placas de aço inoxidável 12/14;
Permutador sanitário de cobre em tubo único, anticalcário;

Unidade hidráulica em latão;
Circulador eletrónico de baixo consumo;
Para interior com permutador anticalcário;
Silenciosa, com a câmara dupla estanque;
Pré-aquecimento de água quente;

Com observação da manutenção periódica programada;

«6 anos de garantia»

A unidade hidráulica, o “coração” da caldeira é produzido com materiais nobres como latão, cobre e alumínio, evitando plásticos para órgãos funcionais.

PIXEL FAST MX PN

Caldeiras de Condensação de Parede Pneumática Pré-Misturada

Aquecimento e produção de água quente sanitária
Versões: INSTANTÂNEA COMBINADA e de EMBUTIR, miniaturizada digital;
Pré-misturada: 12-20-25-30-35 kW;
Silenciosa, com câmara dupla estanque;
Permutador único em aço inoxidável de alto fluxo;
Pré-aquecimento de água quente;
Permutador de AQS em cobre mono tubo anti calcário;
Circulador eletrónico de baixo consumo;
«6 anos de garantia»

PIXEL FAST 26 FCX

Caldeiras de Condensação de Parede e Permutador Duplo - Baixo NOx

Estes modelos de caldeiras cumprem as especificações fornecidas pelo Erp com efeitos a partir de 26 de setembro de 2018 no que diz respeito às emissões de óxido de nitrogénio (NOx). Sendo equipadas com um permutador duplo, elas são a solução tecnológica mais eficaz e confiável para qualquer tipo de sistema. Em particular, elas são indicadas para substituição de caldeiras tradicionais em instalações antigas, onde lavá-las é difícil e problemático de executar corretamente.

Permutador de condensação de aço inoxidável dedicado;
Permutador sanitário de cobre mono tubo anticalcário;
Circulador eletrónico de baixo consumo;
Rendimento 108%;
Alta eficiência cíclica;
Unidade hidráulica em latão;
Pré-aquecimento de água quente;
«6 anos de garantia»

PIXEL FAST 26 FCX-Eco

Caldeiras de Condensação de Parede e Permutador Duplo - Baixo NOx

Estes modelos de caldeiras cumprem as especificações fornecidas pelo Erp com efeitos a partir de 26 de setembro de 2018 no que diz respeito às emissões de óxido de nitrogénio (NOx). Sendo equipadas com um permutador duplo, elas são a solução tecnológica mais eficaz e confiável para qualquer tipo de sistema. Em particular, elas são indicadas para substituição de caldeiras tradicionais em instalações antigas, onde lavá-las é difícil e problemático de executar corretamente.

Permutador de condensação de aço inoxidável dedicado;
Permutador sanitário de cobre mono tubo anticalcário;
Circulador eletrónico de baixo consumo;
Rendimento 108%;
Alta eficiência cíclica;
Unidade hidráulica em latão;
Pré-aquecimento de água quente;
«6 anos de garantia»

PIXEL FAST 26 FCX SUN

Caldeiras de Condensação de Parede

Baixo NOx, para aplicações com sistemas solares.
Acumulação primária e integração de aquecimento.

Uma série de caldeiras capazes de gerenciar diretamente um acumulador de água pré-aquecida a partir de uma fonte solar ou de uma fonte de biomassa, como caldeiras a lenha, a peletes, etc. …

Estes modelos de caldeiras são adequadas nas aplicações previstas pela patente do SUN e que contemple o uso de uma acumulação de água primária. São caldeiras particularmente adequadas para resolver problemas de estagnação, devido a frequentes ausências do utilizador e ou horário de verão. O rendimento cíclico desses aplicativos é extremamente alto graças à integração do aquecimento na presença de sistemas adiantes de baixa temperatura.

 

PIXEL FAST 200 FCX SUN

Caldeiras de Condensação de Parede

AQUECIMENTO E PRODUÇÃO DE ÁGUA QUENTE DOMÉSTICA

Baixo NOx, para aplicações com sistemas solares.

Com circuito solar embutido. Modulação eletrónica integral.
Auto diagnóstico. Função anticongelante. Rendimento de até 107,9%.
Depósito de armazenamento de 200 lit. Fabricado em esmalte duplo da BAYER. Circulador eletrónico de baixo consumo.

PRODUÇÃO ÁGUA QUENTE: (Δt 30 ° C) serviço contínuo Lt / min. 12.1.
Vaso de expansão AQS de 8 lit.

POTÊNCIA ÚTIL: Kw 10,1-25,4.

 

PIXEL 25/NX

Aquecimento e Produção de Água Quente Sanitária

Permutador sanitário em aço inoxidável 12 placas.
Tecnologia digital.
Tiragem natural (câmara aberta).
Ignição eletrónica.
Modulação eletrónica integral.
Função anti gelo.
Potência útil: KW 9.4 – 24.7.
Produção de água quente (Δt 25 ° C) Lit / min.: 14.1.

Caldeiras a Gás de Condensação Pré-Mistura de Alta Potência

Estes modelos de caldeiras são construídos com um permutador em alumínio-silício e queimador pré-misturado.

O sistema garante um excelente compromisso para ter um fluxo adequado e uma queda de pressão limitada no lado da água.

O controlo de combustão eletrónica adotada é da Siemens e o grupo de válvulas ventilador a gás / compacto é da Dungs / Ebm.
Elas estão adequadas para aplicações independentes ou para aplicações de baterias em cascata.

As potências disponíveis variam entre os 62 e 187kW, com permutador modular, para versões independentes e poder atingir 748 kW com o sistema em cascata com 4 caldeiras.
Elas podem ser fornecidas na versão mural (parede) ou chão (piso).

Para a configuração de sistemas em cascata com estrutura de suporte, coletores hidráulicos canalizadores no envio e retorno, coletor de gás, descarga de condensados, neutralizador de condensados, separador hidráulico e combustão, o serviço de pré-venda está disponível sob-consulta, ou  no site do fabricante www.arcacaldaie.com na seção de caldeiras em cascata.

PWR

Caldeiras Mural a Gás de Condensação de Alta Potência

CORPO EM ALUMÍNIO
ARCA POWER

70 – 100 – 115 – 125 – 155 – 190 KW

– Modulação eletrónica de chama e potência 1: 5
– Alta eficiência (109% – 106%)
– Baixas emissões poluentes de NOx (classe 5)
– Painel de controle eletrónico com display LCD
– Preparada para conexão ao cilindro externo de AQS
– Proteção a anti gelo e função anti legionela
– O circulador e o vaso de expansão estão excluídos e devem ser corretamente dimensionados e colocados externamente.
«SOMENTE MODELOS A METANO»

PWRT

Caldeiras de Chão a Gás de Condensação de Alta Potência com Combustão Pré-Misturada

CORPO EM ALUMÍNIO
ARCA POWER

70 – 100 – 115 – 125 – 155 – 190 KW

– Modulação eletrónica de chama e potência 1: 5
– Alta eficiência (109% – 106%)
– Baixas emissões poluentes de NOx (classe 5)
– Painel de controle eletrónico com display LCD
– Preparada para conexão ao cilindro externo de AQS
– Proteção a anti gelo e função anti legionela
– O circulador e o vaso de expansão estão excluídos e devem ser corretamente dimensionados e colocados externamente.
«SOMENTE MODELOS A METANO»

PWRTT

Caldeiras de Chão a Gás de Condensação de Alta Potência com Combustão Pré-Misturada

CORPO EM ALUMÍNIO
ARCA POWER

230 – 305 – 380 – 455 – 530 – 605 – 680 – 760 KW

– Modulação eletrónica de chama e potência 1: 5
– Alta eficiência (109% – 106%)
– Baixas emissões poluentes de NOx (classe 5)
– Painel de controle eletrónico com display LCD
– Preparada para conexão ao cilindro externo de AQS
– Proteção a anti gelo e função anti legionela
– O circulador e o vaso de expansão estão excluídos e devem ser corretamente dimensionados e colocados externamente.
«SOMENTE MODELOS A METANO»

Geradores a Biomassa

Os geradores dos modelos GENP e GENLPA são caracterizados por uma alta eficiência térmica e são usados para aquecer ambientes particulares e industriais.
O invólucro interno é feito de aço inoxidável refratário, resistente a temperaturas acima de 1200 ° C e com alta permuta de calor. A estrutura exterior é composta por painéis de aço carbono pintados, que permitem a perfeita vedação do caminho do ar quente.
Uma escotilha que pode ser aberta na frente permite carregar o material de  combustão sólido.
A ignição da máquina ocorre manualmente com lenha ou automática (pelete) e o ciclo de combustão é controlado eletronicamente e fornece a ignição e o desligar automático do ventilador elétrico.
O gerador está equipado com uma gaveta removível, colocada sob a câmara de combustão, para anexar as cinzas.
A ARCA testa todos os aparelhos, antes da entrega, garantindo sua integridade e perfeito funcionamento.
As ideias amadurecidas pela Arca nos diversos segmentos em que atua, caldeiras a gás, diesel, pelete e lenha, permitiram fornecer uma solução para os inúmeros obstáculos tecnológicos enfrentados.
Os delicados problemas de inércia térmica, controle de combustão, modulação de chama, diferença de potência calórica entre os vários tipos de combustível, etc. exigiram a aplicação de importantes medidas construtivas destinadas a obter altos rendimentos, emissões muito limitadas e uma acessibilidade importante para manutenção periódica.

O queimador foi projetado especificamente para o uso automático de todas as funções do gerador, as soluções tecnológicas adotadas para a ignição e a funcionalidade da combustão encontram sua expressão máxima na patente europeia (MN2002A000037), arquivada em 23/12/2002.

O que diferencia o gerador de ar ARCA dos geradores tradicionais de lenha e pelete é a tecnologia de sucção usada.
De facto, a lareira, o duto de alimentação e todo o caminho dos gases de combustão ficam deprimidos, pois o ventilador colocado no exaustor opera no lado da sucção.
Obviamente, a operação segura é garantida porque, em caso de desgaste das vedações ou juntas, haverá uma aspiração de ar do ambiente e nunca uma fuga de chamas e fumos para a sala.
O tempo necessário para ligar o gerador é extremamente reduzido, tanto na operação com lenha (ignição manual) quanto na operação com pelete (ignição automática).

Gerador de Ar Quente

Peletes

Gerador de ar quente, equipado com queimador de peletes, com ignição automática e modulação de potência.
Pode ser movido com um porta-paletes normal ou equipado com rodas “opcionais”.
O fornecimento inclui: depósito (CON0360) e cóclea (COC0502).
Existem opções alternativas de depósito e também de cócleas.

Gerador de Ar Quente

Lenha

Gerador de ar quente, equipado com ignição manual e modulação de potência, alta
eficiência com controlo eletrónico de combustão.
Pode ser movido com um porta-paletes normal ou equipado com rodas “opcionais”.

Gerador de Ar Quente

Automático Lenha / Peletes

Gerador de ar quente, equipado com queimador de peletes, equipado com ignição automática e de potência modulante. Equipado com servomotor para abertura automática na operação da lenha, flange de conexão alongada do queimador, catalisador refratário, grelha de ferro fundido apenas para operação com lenha.
Pode ser movido com um porta-paletes normal ou equipado com rodas “opcionais”.
O fornecimento inclui: depósito (CON0360) e cóclea (COC0502).
Existem opções alternativas de depósito e também de cócleas.

Estufas a Pellets

Primeiro em condensação”.

Em Itália, a primeira caldeira de condensação pré-misturada com permutador de calor em aço inoxidável foi fabricada em San Giorgio, em Mantova em dezembro de 1993, na nossa fábrica, quando o termo condensação era basicamente desconhecido para o mercado.
A experiência adquirida nesses 25 anos de atividade, com as evoluções relacionadas, a tecnologia sugeriu que privilegiássemos a confiabilidade da caldeira antes de cada outro recurso. Com essa premissa, oferecemos aos clientes um produto com a tecnologia de permutador duplo caracterizado por alto desempenho cíclico, e acima de tudo muito confiável e robusto, com custos operacionais extremamente baixos graças à seleção cuidadosa dos componentes de alta qualidade utilizados.
Uma gama completa e articulada.
Modelos com permutador duplo, permutador pneumático de pré-mistura pneumática, permutador de calor único adaptável a gás de pré-mistura.
O advento dos novos regulamentos (Erp) impostos desde setembro de 2018 implica a cessação da produção de parte desses modelos (FC), manutenção de uma parte da linha com permutador duplo (FCX) e a expansão da gama com modelos de pré-mistura. A ocasião permite um novo design nessas versões com componentes de última geração cuja confiabilidade ao longo do tempo é melhorado graças a experiências e novas tecnologias.
Nesta base, os modelos Premix PN foram projetados (com controle pneumático) e os novos modelos Premix Fast MX.

AIR 7

Estufas a peletes para aquecimento do ar e radiação ambiental.
Corpo em aço com revestimento de aço pintado, programação de gestão do horário de funcionamento diário.
Sonda de ambiente, ventilador de velocidade variável, potência ajustável.
Controlo remoto.

HIDROPELLETS

Vidro panorâmico grande.
Equipado com: vaso de expansão fechado, circulador, válvula de controlo de segurança, termo hidrómetro e purgador de ar. Crono termóstato semanal.
6 programas operacionais selecionáveis.
Tubo de combustão ø 100 mm.

IPM - ESTUFA HIDRO

Estufa HIDRO a peletes.
Equipamento padrão: vaso de expansão fechado, circulador, válvula de controlo
de segurança, termo hidrómetro e purgador jolly de ar.
Conduta da chaminé ø mínimo 100 mm, ø recomendado 130 mm.

IPM - CALDEIRA HIDRO

Caldeira HIDRO a peletes.
Equipado com vaso de expansão fechado, circulador, válvula de controlo
de segurança, termo hidrómetro e purgador jolly de ar.
Conduta da chaminé ø mínimo 100 mm, ø recomendado 130 mm.

Caldeiras em Aço

Caldeiras em aço pressurizadas p/ sistema de aquecimento.                              

Água quente até 90 ° C.
Alto rendimento. Funcionamento a diesel / gás.
Potências diversa.

Estas caldeiras disponibilizam-se a serem construídas para unidades de controlo térmicas, resolvendo o problema da introdução de passagens estreitas, sem enfrentar custos altos de energia em obras pesadas de alvenaria.
As caldeiras MK-S / PRK-S são entregues em peças e as dimensões variam de acordo com a dificuldade de introdução na central termoelétrica. Técnicos especializados farão a montagem, teste e acabamento hidráulico; estas caldeiras tornam-se monobloco como os padrões (consulte as características técnicas). Elas são dependentes do Cliente as remoções da central termoelétrica da caldeira antiga, todas as operações são preparadas minuciosamente para o desempenho mais rápido da montagem, água, conexões elétricas e queimador.
O cliente também terá de disponibilizar eletricidade 220 V trifásico ou 380 V.

As caldeiras MK / S e PRK / S estão cobertas pela garantia de três anos, relativamente ao corpo da caldeira e de dois anos, para as peças elétricas e refratárias.

Revestimento em aço pintado com pó epóxi e manta de lã mineral, embalada separadamente.
Painel de controlo composto por: termostato de operação, termostato de segurança de reinicialização manual, termómetro da caldeira, interruptor principal, interruptor do queimador, luz da bomba do sistema, escova com haste.

Percurso de fumos:
A lareira inverte o efeito de radiação refratária da porta da frente permitindo um grau de pulverização das partículas de combustão extremamente alta.
O uso de turbuladores, inseridos nos tubos de fumos, permite reduzir a temperatura dos gases de combustão na saída do nível mínimo permitido pela chaminé.
A lareira da caldeira MK, não sendo ancorado na placa traseira tem uma estrutura mecânica livre; a lareira pode, portanto, expandir-se sem provocar tensões prejudiciais nas folhas de tubo.

A porta é totalmente ajustável com revestimento refratário; a porta deve garantir excelente estanquicidade ao gás, pois a câmara de combustão encontra-se sob leve pressão; portanto, cada pequena rachadura causaria perda de gás em alta temperatura.
Por este motivo, a estrutura da porta da caldeira do modelo MK é projetado especialmente para permitir todos os ajustes possíveis: pode subir, descer ou inclinar e, para a permutabilidade dos suportes, pode abrir à esquerda e ou à direita.

A caixa é estendida para a parte traseira da caldeira MK, afetando em conformidade câmara de fumos e placa traseira. A capa é concebida de tal forma que possa ser instalada posteriormente depois de ter completado as ligações hidráulicas na unidade de controlo Térmico.

MK

CARATERÍSTICAS TÉCNICAS: DE 250Kw A 3.500Kw

(de 37.840 a 250.160 kcal / h).

– Utilização: gasóleo / gás.
– Lareira cilíndrica de chama invertida, liberada na placa do tubo traseiro, soldada em arco submerso na barra de cobre.
– Corpo da caldeira em aço S 235 J RG 2 UNI EN 10.027 / 1, totalmente eletro soldado numa atmosfera controlada de CO2.
– Conjunto de tubos constituídos por tubos de aço S 235 J RG 2 UNI EN 10.027 / 1, com 4 mm de espessura.
– Porta traseira totalmente ajustável que permite uma vedação perfeita dos produtos de combustão.
– Revestimento total em chapa de aço pintada com tinta epóxi e isolamento com manta de lã mineral 80 mm de espessura, a fim de reduzir a perda de calor devido a perdas passivas.
– Painel de controlo, elétrico, fora da caixa, equipado com: termostato de operação, termostato de segurança com reset manual, termómetro, termostato mínimo no circulador, termostato anti inércia, interruptor principal, interruptor circulador, interruptor queimador. Caixa plástica com grau mínimo de proteção IP 40.

PRK

CARATERÍSTICAS TÉCNICAS: DE 250Kw A 3.500Kw

– Caldeira em aço pressurizada para sistemas de aquecimento com água quente até 90º C.

– Alto desempenho.

– Pressão máxima de serviço: 6 bar.

– Funcionamento a diesel/gás/óleo combustível.

– Possibilidade de utilização de óleo diatérmico como o fluído veicular.

– Revestimento total em chapa de aço pintada com tinta epóxi e isolamento com manta de lã mineral embalada em separado.
– Painel de controlo, elétrico, fora da caixa, equipado com: termostato de operação, termostato de segurança com reset manual, termómetro de caldeira, interruptor principal, interruptor de queimador, luz de advertência de bomba de sistema.

PRK – 3/S

CARATERÍSTICAS TÉCNICAS: DE 250Kw A 3.500Kw

Com tubo especial anti condensação para baixas temperaturas (35º c).

– Caldeira em aço pressurizada para sistemas de aquecimento com água quente até 90º C.

– Alto desempenho.

– Pressão máxima de serviço: 6 bar.

– Funcionamento a diesel/gás/óleo combustível.

– Possibilidade de utilização de óleo diatérmico como o fluído veicular.

– Revestimento total em chapa de aço pintada com tinta epóxi e isolamento com manta de lã mineral embalada em separado.
– Painel de controlo, elétrico, fora da caixa, equipado com: termostato de operação, termostato de segurança com reset manual, termómetro de caldeira, interruptor principal, interruptor de queimador, luz de advertência de bomba de sistema.

MK/S e PRK/S

Caldeiras em aço pressurizado para sistemas de aquecimento de água quente até 90 ° C.
– Alta eficiência;
– Pressão Máxima operação: 5 bar MK – 6 bar PRK;
– Operação: diesel / gás, óleo combustível;
– Potências: de 145 a 1200 kW (de 124.700 a 1.032.000 kcal / h rendimento para a água).

  • O termorregulador instalado no painel é um pequeno computador de memória persistente que mantém as funções memorizadas mesmo na ausência de eletricidade. O controlador executa o gerenciamento geral do sistema de aquecimento, incluindo a produção de água quente sanitária e controlo de temperatura de dois quartos separadamente.
    • Uma das funções características do regulador é a auto adaptação da temperatura do gerador à variação da temperatura externa, levando em consideração as características de inércia térmica do edifício a partir do sistema de aquecimento.
    Na prática, conforme a temperatura externa muda, a curva de trabalho do regulador é corrigida automaticamente, mantendo a temperatura ambiente necessária sem qualquer intervenção manual e reduzindo os custos de gestão do sistema de aquecimento.
  • Durante a ativação e desativação de um circuito de aquecimento, temos a função de otimização que antecipa ou atrasa a ativação ou interrupção da área a ser aquecida de acordo com o programa definido e a inércia térmica do edifício.
    • Com o regulador climático em função, observamos que a temperatura da caldeira não é fixa, mas é determinada pelo valor de magnitude da curva de trabalho em função dos parâmetros climáticos internos e externos e do circuito a ser alimentado ou atinge o máximo da temperatura da caldeira definida em fase de preparação da água quente sanitária. Ao operar em temperatura de deslizamento, obtemos altos rendimentos sazonais que podem ser traduzidos em significativa economia de combustível.
    • Para a produção de água quente sanitária, podem ser selecionados diferentes programas, diariamente e semanalmente, para obter o máximo conforto e uma economia de gestão correta dessa função.
  • Entre as outras funções oferecidas pelo regulador climático, destacamos as mais importantes:
    – A transição automática entre verão e inverno;
    – Limitação automática do aquecimento diário quando os corpos aquecidos não transferem calor para o meio ambiente;
    – A proteção anti gelo do edifício, da caldeira e do sistema de caldeiras;
    – A demora no arranque das bombas após o queimador desligar;
    – Anti bloqueio de verão das circuladoras;
    – A função “legionela”, que, ao trazer a água sanitária para o depósito a 70 ° C, uma vez por semana, elimina qualquer organismo patogénico;
    – Bomba de circulação de tempo, temperatura ou impulso;
    – Funcionamento fácil de operação com um só impulso;
    – Configuração automática de modos de operação:
    – 1 sonda externa para 6 reguladores;
    – Ligação para 2 comandos remotos;
    – Ligações elétricas simplificadas;
    – Ligação ao PC via interface ótico para regulação e controlo;
    – Funções de controlo.